Caçador- Santa Catarina - Portal CDR - [email protected]
A ecobarreira é um alerta permanente para a população, sobre a importância da destinação correta de resíduos
Nesta sexta-feira, 13 de junho, foi realizada a limpeza da ecobarreira, instalada no Rio do Peixe, na área central de Caçador. Foram retiradas garrafas de refrigerantes, restos de plásticos e outros itens que ficaram retidos. A ecobarreira é um projeto permanente de extensão da UNIARP, que tem a parceria da Prefeitura.
O projeto é desenvolvido há mais de seis anos na cidade e a localização da ecobarreira, na área central da cidade, é justamente para ampliar a conscientização ambiental da população.
A professora e engenheira agrônoma Angela Paviani explica que o projeto objetiva educação ambiental, por meio da ação visual dos resíduos retidos na barreira. Visa ainda realizar análises das quantidades de resíduos retidos. A maior parte do material retido é matéria orgânica (folhas, galhos e madeira, aguapés, trocos), contudo, pode ser observado uma quantidade significativa de resíduos sólidos, como plásticos, isopor, latinhas, tecidos e borrachas. “A ecobarreira é um alerta permanente para a população, sobre a importância da destinação correta de resíduos, visto que todo resíduo descartado nas ruas de Caçador de forma irregular direta ou indiretamente possui como destinação final o Rio do Peixe”, explica.
Saiba mais
A ecobarreira foi confeccionada por acadêmicos bolsistas de diversos cursos da UNIARP. Trata-se de uma estrutura flutuante instalada transversalmente no Rio do Peixe, fazendo o bloqueio do escoamento dos resíduos flutuantes que são compostos, principalmente, por materiais plásticos e descartáveis. Estes materiais, ao serem descartados no rio, podem ocasionar consequências ambientais como o aumento da velocidade de assoreamento, contaminação microbiana, desequilíbrio da flora e fauna, odores desagradáveis e alteração do sistema de circulação das águas, além de afetar visualmente o ambiente.
As ecobarreiras contribuem para o alcance de diversos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), especialmente:
ODS 12: Produção e Consumo Sustentáveis:
Ao reduzir a geração de resíduos e promover a reciclagem, as ecobarreiras apoiam a produção e consumo mais responsáveis.
ODS 13: Ação contra a Mudança do Clima:
Ao reduzir a poluição e a quantidade de resíduos que vão para o meio ambiente, as ecobarreiras contribuem para a mitigação dos impactos da mudança do clima.
ODS 14: Vida na Água:
As ecobarreiras ajudam a proteger a vida aquática e a garantir a qualidade da água, contribuindo para a saúde dos ecossistemas aquáticos.
ODS 6: Água Potável e Saneamento:
Ao remover resíduos que podem comprometer a qualidade da água, as ecobarreiras contribuem para a garantia de água potável e saneamento.
Participação popular fortalece promoção da saúde em Caçador
01/07/2025 - 19:22Gilberto Seleme é o novo presidente da FIESC
30/06/2025 - 23:19Napoli confirma participação na Superliga C de Vôlei
30/06/2025 - 22:43Inteligência Artificial na gestão de negócios é tema de palestra
27/06/2025 - 00:21Leila entrega demanda do comércio ao Secretário da Fazenda de SC